O HRTGB caracteriza-se como um local de promoção de saúde, buscando a prestação de serviços de saúde integral à comunidade. Neste sentido, a psicologia hospitalar se enquadra na assistência a saúde, nos seus diversos níveis. A situação de adoecimento aliada à estrutura física e dinâmica contida no ambiente hospitalar propicia comportamentos ansiogênicos ao indivíduo e inúmeras conseqüências emocionais, como fantasias, sentimentos de impotência, privação de liberdade, perda da individualidade, perda de controle, já que é distanciado de suas rotinas.
O hospital se configura enquanto área de atuação do psicólogo, uma vez que a instituição é um lugar de relações sociais, oferecendo cuidados médicos, restauração da saúde, reabilitação psicorgânica ao paciente. Nesse sentido, o paciente em meio a essa situação de crise acaba sentindo-se ameaçado na sua integridade biopsicossocial.
A importância do serviço
A atuação do psicólogo hospitalar baseia-se na visão de que o homem adoece na sua totalidade e necessita de cuidados de uma forma integral.
Nesse sentido, o adoecer e a situação de hospitalização acabam por interromper o curso de uma vida saudável, retirando o indivíduo de um lugar considerado por ele como estável, desestruturando um modo de vida que exigiu inúmeros investimentos. Assim como precipita ou agrava desequilíbrios emocionais e se estendem ao seu núcleo familiar.
Desta maneira, devemos considerar o processo de hospitalização não apenas como um puro simples processo de institucionalização hospitalar, mas fundamentalmente, como um conjunto de fatores que decorrem desse processo e acarretam implicações na vida do paciente e de seus familiares.
Atividades
O serviço de psicologia hospitalar desenvolve atividades de assistência:
Promoção e manutenção da saúde;
Reabilitação psicossocial dos pacientes;
Assistência psicológica aos pacientes e familiares nas mais diversas situações;
Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]