(49) 3631-1800
[email protected]
Últimas notícias
POLÍCIA MILITAR DÁ DICAS DE SEGURANÇA PARA TER UM FINAL DE ANO SEM INCIDENTES

Você está em:

Início  Notícias & Eventos

O verão é uma das épocas mais esperadas do ano, calor, piscina, rio, praia, férias, viagens e período festivo. Mas também, é uma época aonde as pessoas acabam cometendo alguns excessos e descuidos.

Dados revelam que neste período, o índice de acidentes e furtos, entre outros problemas, acabam aumentando, por isso a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) separou algumas dicas para que você tenha um final de ano tranquilo, alegre e distante de possíveis perigos ou ameaças.

Perturbação do trabalho ou sossegos alheios

Uma das ocorrências mais atendidas pela Polícia Militar é a de Perturbação do Trabalho ou sossegos alheios, sendo que existe em nossa sociedade uma crença de que a produção de ruídos é permitida por lei até as 22h, mas, isso é não verdade. A realidade em nossa legislação é que o excesso de barulho ou ruído, inclusive som alto em veículo, é proibido em qualquer horário, inclusive ao meio-dia. A Perturbação do trabalho ou sossegos alheios é uma contravenção penal com pena prevista de prisão simples ou muta, onde na maioria dos casos o policial militar lavra um Termo Circunstanciado e apreende o equipamento que está causando a perturbação.

Fogos de artifício

Fogos de artifício são muito perigosos se forem soltos sem os devidos cuidados. Há riscos como queimaduras nos olhos e na pele, traumas ortopédicos, amputação de membros e perda auditiva. Por isso, antes de soltar fogos de artifício, leia todas as instruções que vem na caixa do fabricante, esteja sóbrio e não deixe crianças e animais por perto. Se não for assim, nem se arrisque!

Segurança da casa

Com as férias e tantas saídas para confraternizações, as casas tendem a ficar vazias e os bairros com pouco movimento, chamando a atenção de ladrões. Ao sair de casa, não se esqueça de conferir se está tudo fechado e trancado, evite deixar luzes acessas, pois, durante o dia pode indicar ausência de pessoas. Também, é importante fechar a válvula do gás e tirar os aparelhos eletrônicos da tomada. Caso a viagem seja por um longo período, se possível, peça para que um vizinho ou um amigo de confiança que dê uma olhada de vez em quando. Faça parte da Rede de Vizinhos da PMSC na sua cidade e cadastre-se na Viagem Segura, garanta uma comunidade mais segura.

Trânsito

Muito cuidado ao dirigir. O trânsito tende a ficar mais carregado nesta época, fluxo de veículos aumenta bastante, podendo gerar estresse e ter pressa no trânsito não é uma boa combinação. Se for sair viajar, saia com tempo, principalmente se for transitar pelas cidades com maiores índices de trânsito, pois o risco de acidentes aumenta.

E, muito importante, use o cinto de segurança, tanto o condutor como os demais os ocupantes do veículo. Utilize o dispositivo de retenção adequado para as crianças. Não utilize ou manuseie o aparelho de telefone celular enquanto estiver dirigindo. Dirija com cuidado e com atenção.

Bebidas alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas aumenta significativamente neste período e nem precisamos falar dos perigos envolvidos no seu uso. A bebida é capaz de fazer com que percamos a consciência pessoal e acidentes ficam muito mais propícios a acontecer, já que perdemos a noção de perigo. Se for consumir bebida alcoólica, beba com responsabilidade, e se for beber não dirija!

Se o condutor for flagrado dirigindo sob efeito de álcool ou drogas, como penalidade, será notificado, cujo valor da multa é de R$2.934,70, além de ter a suspensão o direito de dirigir por 12 meses.

Com essas dicas, nós da Polícia Militar de Santa Catarina esperamos que você tenha uma ótima virada de ano e um próspero 2023!

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste

Jennifer Maria Faccin - Cabo da Polícia Militar de Santa Catarina

Diretor Técnico - Vinicius Negri Dall’Inha - Cirurgião Oncológico – CRM 15904 / RQE 13771


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.