(49) 3631-1800
[email protected]
Cuidados que devem ser tomados pela mãe para a amamentação correta

Você está em:

Início  Viva Bem

Bruna Cecin Grzebieluchas Ghissi

1) Para preparar, fortalecer e lubrificar seus mamilos, você só precisa de: ar, seu próprio leite, água e sol. Deixe os mamilos bem ventilados sempre que possível, faça a higiene com água e tome 15 minutos de banho de sol quando puder.

2) Não é recomendável esperar o bebê ter muita fome, porque ele vai ficar mais nervoso e pegar o peito com mais força, o que pode te machucar. Procure oferecer os seios assim que ele manifestar o primeiro sinal de que está com fome. Se já estiver muito irritado, tente acalmá-lo primeiro.

3) É fundamental procurar uma posição cômoda e suas costas e braços devem estar bem apoiados. Coloque o bebê encostado “barriga com barriga” com você para que ele não precise virar a cabeça para mamar. O corpo do bebê deve estar perto do seu em uma altura na qual o nariz se encoste no seu peito. A cabeça e coluna devem estar alinhadas, formando uma linha reta, e o bumbum, bem apoiado.

4) Confira se ele está fazendo a “pega” correta: as bochechas ficam arredondadas (não pode haver um furinho no meio), ele abocanha boa parte da aréola, seu queixo e nariz encostam na mama e ele não emite estalos durante a sucção. Se a pega não estiver correta, respire fundo, tire-o da mama e comece tudo outra vez.

5) É recomendável que seu bebê mame apenas um seio a cada mamada, intercalando um por vez. Se a mama esvaziar e você notar que ele ainda quer mamar, então, ofereça a outra.

6) Quando retirar o peito da criança, faça-o com cuidado. Coloque seu dedo mindinho entre a mama e a boca do bebê para tirar o vácuo e evitar um puxão dolorido.

7) De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os bebês devem mamar apenas o leite materno (sem oferecer água ou chás) nos primeiros 6 meses de vida e em livre demanda, ou seja, durante o tempo que desejarem, quantas vezes quiserem. Os bebês recém-nascidos costumam mamar entre 8 e 12 vezes ao dia, sem um horário fixo para cada mamada.

8) Amamente também durante a madrugada, sempre que ele acordar. É neste período que temos o pico da prolactina, por isso, é fundamental estimular as mamas para manter uma adequada produção de leite.

9) Se você está encontrando dificuldades para amamentar procure ajuda profissionais qualificados como médicos, fonoaudiólogos ou enfermeiros que possam te auxiliar neste momento.

Fonoaudióloga - Bruna Cecin Grzebieluchas Ghissi


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.