(49) 3631-1800
[email protected]
Dúvidas frequentes para realização de exames laboratoriais

Você está em:

Início  Viva Bem

LUANA DRACZEVSKI

É comum o surgimento de inúmeras dúvidas quando necessitamos realizar algum procedimento que envolva a nossa saúde, sendo que o preparo para coleta de exames laboratoriais está entre um dos que mais geram questionamentos. O paciente deve cumprir as orientações repassadas pelo laboratório, e caso alguma destas não forem seguidas, informar o atendente do laboratório antes de dar início ao procedimento de coleta. Pois se o paciente eximir esta informação, o resultado liberado não será fidedigno, e o prejudicado será somente o paciente. Então vamos às dúvidas mais frequentes:

1) Água interfere no resultado de seu exame de laboratório? “Quebra jejum”?

Não. Mas convém tomá-la com moderação (máximo 1 copo de 300mL). O excesso interfere nos exames de urina.

2) Medicamentos interferem em exames laboratoriais?

Alguns medicamentos sim. A suspensão de medicamentos somente pode ser autorizada pelo médico. Alguns exames são realizados exatamente para avaliar seu efeito. Portanto, quaisquer que sejam os medicamentos que esteja tomando, avise o atendente do laboratório.

3) Bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?
A bebida alcoólica altera triglicérides e algumas provas hepáticas (fígado), falseando os resultados (faz elevar seus níveis). O ideal é que suspenda a bebida alcoólica por 24 a 72 horas antes da realização dos exames.

4) A alimentação interfere nos resultados de colesterol e triglicérides?
O alimento consumido no dia anterior ao exame pode interferir no resultado da taxa principalmente dos triglicérides.
O paciente com histórico de triglicérides elevado que adotar uma dieta rígida no dia anterior ao exame ou o paciente com triglicérides normais que consumir alimentos mais gordurosos do que o habitual obterão resultados “falsos”.

5) Por que quando coleta sangue, as vezes o local fica roxo?
Isto se chama hematoma. A formação de hematoma é uma situação comum após punção de artérias e veias. O hematoma origina-se do extravasamento do sangue para o tecido sob a pele, durante ou após a punção. Compressas frias podem ser utilizadas por 24 horas para auxiliar a reduzir a dor local e a progressão do hematoma. O procedimento de dobrar o braço após a retirada da agulha e/ou carregar objetos relativamente pesados logo após a coleta contribuem sobremaneira para a formação do hematoma mesmo após uma coleta de sangue bem sucedida.

6) Para alguns exames meu médico dispensa jejum, e pelas orientações do laboratório é necessário. Qual orientação deve seguir?
A boa prática laboratorial recomenda que para cada exame haja necessidade de orientação específica. Desta forma as orientações dadas ao paciente não podem ser generalizadas e aplicadas rigorosamente. Cada paciente, cada exame e cada situação devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter o maior grau de confiabilidade dos resultados.

É de extrema importância que o paciente questione tudo o que tiver dúvida, pois para o laboratório é muito importante conhecer as diversidades que possam ter ocorrido para que possa liberar um resultado com segurança e qualidade.

LUANA DRACZEVSKI – FARMACÊUTICA BIOQUÍMICA DO HOSPITAL REGIONAL TEREZINHA GAIO BASSO CRF/SC: 10033


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.