O setor de Pronto Socorro do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso tem como objetivo principal prestar assistência em urgência e emergência de acordo com a necessidade do paciente, respeitando a singularidade do ser humano, preconizando uma abordagem humanizada e centrada no cuidado. A equipe de enfermagem está preparada para a assistência dentro das complexidades do sistema e ainda, dando orientações ao paciente e aos familiares. O setor, possui como missão: Atender todos os pacientes de forma integral, em sua totalidade, priorizando situações emergenciais.
O Pronto Socorro do Hospital Regional, é referência a 30 municípios da região. Para garantir segurança no atendimento ao paciente é utilizado o método de Manchester para a classificação de risco do paciente. A realização da classificação é de exclusividade do enfermeiro. A classificação de risco do paciente possui como objetivo atender o paciente dentro de suas particularidades, priorizando o paciente grave. Para isso utilizamos a seguinte escala. Vermelho: o atendimento deve ser imediato; Laranja: atendimento em até 10 min; Amarelo: atendimento em até 01 hora; Verde: atendimento em até 02 horas; Azul: Atendimento em até 04 horas; Branco: sem tempo programado.
Para garantir a qualidade no atendimento contamos com 16 técnicos; seis enfermeiros, 1 gerente de enfermagem, médicos plantonistas, médicos especialistas nas mais diversas áreas, equipe multidisciplinar e equipe de apoio. Possuímos duas salas de emergência completamente equipadas para atender o paciente crítico, duas salas de observação com seis leitos cada, uma sala de reidratação, além de quartos privativos.
O Hospital apresenta uma média ao mês de 2.800 atendimentos, sendo que destes, praticamente 50% corresponde a pacientes oriundos do município de São Miguel do Oeste e 50% provenientes de outros municípios. Atualmente pacientes com classificação verde são os que se destacam no atendimento do Pronto Socorro.
Juntamente com o setor do Pronto Socorro atua o setor da Ortopedia. Esta unidade destina-se ao atendimento de paciente encaminhado via ambulatório, emergência, e pacientes internados das diversas faixas etárias, com estado de saúde prejudicado devido a doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulação, enfim problemas relacionados ao aparelho locomotor.
Atualmente atuam neste setor 4 ortopedistas, um enfermeiro coordenador e dois técnicos de enfermagem.
O setor presta atendimento ao paciente proveniente do pronto socorro durante as 24h do dia. Atendimento via ambulatorial de segunda a sexta-feira, todas as manhãs e mais duas vezes por semana no período da tarde. Esses atendimentos correspondem a pacientes que necessitam de retornos, pós operatórios tardios de traumas, acidentes de trabalho, quedas de altura, etc.
A Ortopedia também realiza infiltrações conforme cada caso do paciente, suturas, retirada de pontos, curativos, tala gessada, gesso circular, imobilização em geral.
Texto: Franciele Atais Werle - Enfermeira, Gerente de Enfermagem
Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]