O setor de Endoscopia do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso realiza exames para fins diagnóstico ou terapêutico, dentre eles: retirada de corpo estranho, acompanhamento pós-cirurgia de gastrectomia, colonoscopia, retossigmoidoscopia, retirada de pólipos do colon e do reto, escleroterapia, biópsias, retirada de pólipos do estômago, refluxo, pesquisa de helicobacter pilory, investigação de sangramentos, tratamento de varizes do esôfago, dilatação de estenoses, entre outras indicações.
A endoscopia consiste na visualização de uma cavidade corporal ou do trajeto desta por meio de um aparelho chamado endoscópio que percorre dentro destas cavidades, o mesmo é realizado pelo médico gastroenterologista e especialista em endoscopia. Além do médico, a equipe é composta por técnicos de enfermagem e enfermeiro.
O setor de Endoscopia tem seu funcionamento no horário das 13h às 17h45, de segunda a sexta-feira, sendo realizadas nove endoscopias digestivas, três colonoscopias ambulatoriais e pacientes internos conforme a necessidade e urgência.
Para realizar o exame endoscópico via ambulatorial o paciente deverá ser encaminhado pela Secretaria de Saúde de seu município. A Secretaria de Saúde também tem o dever de fornecer orientações para o pacientes, para que faça o preparo adequado para o exame.
Trata-se de um exame que gera grande angustia no paciente por ser invasivo, sendo assim, compete a equipe acolher e tranquilizar o paciente antes de realizar o exame. A equipe de enfermagem também trabalha com medidas que possam vir a aliviar a ansiedade e o estresse do paciente antes e durante a realização do exame que geralmente está presente. Desta forma, é realizado antes do exame, uma entrevista com o paciente, a fim de coletar informações necessárias para o sucesso do exame.
Após o término do exame, o paciente é encaminhado para uma sala de recuperação, onde permanece até que tenha reestabelecido os reflexos mínimos para retornar para casa. Para que tudo isso aconteça e o paciente seja liberado em segurança, é importante que o acompanhante do paciente tenha a capacidade de entendimento de todas as informações repassadas, pois o paciente estará ainda nas próximas 6 horas sob efeito mínimo de sedativo e com sua capacidade de decisão comprometida.
Após a liberação do paciente para casa, o mesmo ainda precisa ter alguns cuidados importantes, tais como: não realizar atividades que exijam atenção, subir escadas, dirijir, contar dinheiro. O mesmo deve ser supervisionado por um familiar, e em casos de qualquer sinal de complicação como, sangramento, sonolência excessiva, o mesmo deverá procurar a emergência do hospital.
Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]