(49) 3631-1800
[email protected]
Últimas notícias
BOMBEIROS ALERTAM E ORIENTAM PARA OS PERIGOS DA ÁGUA

Você está em:

Início  Notícias & Eventos

Com a chegada dos meses de verão o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina iniciou mais uma edição da Operação Veraneio e precisa da sua colaboração!

É por isso que convidamos a conhecer nossas principais recomendações para se aproveitar a estação com muita segurança para você e sua família.

Piscinas

Nunca deixe crianças nadarem sozinhas, mesmo que ela saiba nadar. Muitos acidentes acontecem até mesmo em locais de baixa profundidade. Se você for proprietário e uma piscina, providencie o cercamento da área. Essa medida vai evitar que crianças possam se aproximar sem supervisão.

Além disso preste atenção no equipamento de sucção, pois esses são a maior causa de acidentes em piscinas. Oriente seus familiares a sempre manter distância desses dispositivos. Se você for proprietário de uma piscina providencie a instalação de mais de um ralo, assim a força de sucção será consideravelmente menor. Além disso, opte por um sistema anti sucção e utilize ralos anti aprisionamento.

Rios e Cachoeiras

Rios e cachoeiras são locais que exigem muitos cuidados por parte dos banhistas, pois são nesses locais que acontecem a maior parte dos acidentes. Tenha sempre muito cuidado com correntezas, nunca se aproxime delas. Nunca mergulhe de cabeça e também não caminhe sob pedras escorregadias. Em cachoeiras evite caminhar próximo a locais elevados, assim como pedras que possam ter limo, facilitando o risco de alguém escorregar.

Praias

Se você for ao Litoral, procure frequentar praias que possuem o serviço de guarda vidas. Na região do Extremo Oeste o CBMSC oferece o serviço de Guarda Vidas nos municípios de Mondaí e Itapiranga. Procure se banhar próximo ao posto de guarda vidas e ao chegar no local se informe sobre as condições e fique atento para a bandeira hasteada no posto:

Bandeira verde → Baixo risco de afogamento

Bandeira amarela → Médio risco de afogamento

Bandeira Vermelha → Alto risco de Afogamento

Bandeira vermelha instalada na faixa de areia significa que ali é um local perigoso, onde o banho é contra indicado.

Outros cuidados válidos

Ensine as crianças a nadar. O ideal é que desde cedo os pequenos possam ser matriculados em aulas de natação. Caso não seja possível, os próprios pais podem ensiná-las movimentos básicos de natação. Isso proporcionará mais segurança para os momentos de lazer na água.

Não confie apenas em pranchas, boias e acessórios. É muito comum presenciarmos casos de pessoas que acabaram perdendo ou largando o equipamento de flutuação e vindo a se afogar. Apenas coletes salva vidas certificados e de tamanho adequado ao usuário podem ser considerados seguros.

Evite presentear as crianças com fantasias de banho como peixes, sereias, etc. Esses acessórios podem limitar os movimentos das crianças, vindo a prejudicar sua capacidade de natação, expondo-as a um risco desnecessário.

Por fim ressaltamos que água e álcool não combinam! Infelizmente a maior parte dos afogamentos ocorridos em Santa Catarina têm relação com o consumo excessivo de álcool, o que prejudica a capacidade de natação do indivíduo, assim como a nível de percepção de risco.

Desejamos a todos um ótimo verão com muita segurança!

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste

Daniel Wegner Silva - 1º Tenente BM - Gestor de Segurança Contra Incêndios do 12º Batalhão São Miguel do Oeste

Diretor Técnico - Vinicius Negri Dall’Inha - Cirurgião Oncológico – CRM 15904 / RQE 13771


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.