(49) 3631-1800
[email protected]
Exposição solar: cuide da sua pele

Você está em:

Início  Viva Bem

Flavia Barcelos Martins, médica plantonista

Exposição solar: cuide da sua pele

O verão é a estação do ano onde as atividades ao ar livre são mais praticadas e com isso aumenta a exposição da pele ao sol. Não podemos chamar o sol de vilão, afinal ele traz benefícios à saúde. Faz o nosso organismo produzir vitamina D a qual eleva os níveis de cálcio, fortalecendo ossos e articulações, previne osteoporose e nos proporciona a sensação de bem-estar. Porém, a exposição solar indevida pode causar queimaduras, envelhecimento, câncer de pele, dano ocular, alergias e alterações imunológicas. Por isso não podemos deixar de usar a foto proteção durante o ano todo, mas em especial no verão.

Proteção solar ideal

O sol produz vários tipos de radiação, mas as nocivas ao nosso organismo são as ultravioletas UVA e UVB. O protetor ideal tem que ter proteção tanto para UVA quanto para UVB com Fator de Proteção Solar (FPS) 30 ou superior. Independente se a exposição ao sol for mais prolongada, ou não, devemos utilizar diariamente o protetor, aplicando-o 30 minutos antes de se expor e reaplicar a cada 2 horas. Quando há uma transpiração excessiva ou a entrada na água, o período de reaplicação precisa ser menor.

Todas as partes do corpo precisam ser protegidas, incluindo mãos, pés, orelhas e nuca. O protetor solar deve ser aplicado a partir do sexto mês de vida, em todas as pessoas, independente da cor da pele.

Horário e acessórios

O horário de maior radiação solar é entre 10 e 16h, sendo nesse período que o sol causa maior dano ao nosso organismo, devendo ser restrita a exposição da pele nesse período do dia. Além do filtro solar, principalmente no verão, é importante usar chapéus e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. Usar óculos é de extrema importância para prevenir cataratas e outras lesões nos olhos.

A sombra protege um pouco dos problemas ocasionados pela exposição excessiva ao sol, mas a radiação emitida pode ser refletida pelas superfícies brancas, não sendo o suficiente para evitar problemas causados pelo sol.

Hidratação e alimentos que previnem

As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, devendo aumentar a ingestão de líquidos, além de passar diariamente um hidratante na pele para ajudar a manter a quantidade adequada de água.

Existem alguns alimentos que podem ajudar na prevenção aos danos do sol à pele como abóbora, cenoura, maçã, mamão, beterraba, etc. Eles contêm carotenoides que é uma substância que se deposita na pele e tem ação antioxidante.

No verão é importante manter a alimentação o mais saudável possível, com carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos, legumes e frutas com alto teor de água e fibras e baixo de carboidrato.

Se soubermos nos cuidar e nos expor corretamente teremos sempre o sol como nosso aliado e nunca nosso inimigo.

Flavia Barcelos Martins, médica plantonista no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.