(49) 3631-1800
[email protected]
Autismo: Compreendendo o Transtorno do Espectro Autista

Você está em:

Início  Viva Bem

Rosangela Pagnussat: Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional

PROGRAMA VIVA BEM – ABRIL DE 2024

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento neurológico que afeta habilidades físicas, motoras, de comunicação e interação social. Ele se manifesta predominantemente na primeira infância e, em sua maioria, afeta meninos. Vamos explorar o que é o autismo e como podemos promover a conscientização sobre esse tema.

O Que é o Transtorno do Espectro Autista?

O TEA é uma condição complexa e variável que afeta o desenvolvimento cerebral. Suas características podem variar amplamente de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:

1. Déficits na Comunicação Social: Pessoas com TEA têm dificuldade em se comunicar e interagir com os outros. Isso pode incluir falta de reciprocidade social, dificuldade em compartilhar interesses e dificuldade em entender as emoções dos outros.

2. Comportamentos Repetitivos e Restritos: Muitas vezes, indivíduos com autismo exibem padrões repetitivos de comportamento, interesses específicos e apego a rotinas. Esses comportamentos podem ser reconfortantes para eles.

3. Alterações Sensoriais: Sensibilidades sensoriais são comuns no autismo. Isso pode incluir hipersensibilidade ao som, luz ou texturas.

4. Dificuldades de Aprendizagem: O TEA pode afetar a capacidade de aprendizado e adaptação. No entanto, muitas pessoas com autismo têm habilidades excepcionais em áreas específicas.

Sinais do Autismo

Os sinais do autismo podem ser sutis ou mais evidentes. Alguns indicadores incluem:

- Falta de Reação ao Ser Chamado: A criança não responde quando chamada pelo nome.

- Dificuldade de Atenção Conjunta: Dificuldade em compartilhar algo com outra pessoa, como apontar para objetos ou olhar para onde outra pessoa está olhando.

- Ecolalia: Repetição de palavras ou frases sem contexto.

- Alterações Comportamentais: Comportamentos desafiadores ou incomuns.

- Apego às Rotinas: Necessidade de seguir rotinas específicas.

- Interesses Específicos: Foco intenso em tópicos específicos.

Conscientização sobre o Autismo

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi celebrado em 2 de abril e o mês inteiro é dedicado ao tema. Isso é uma oportunidade para educar a sociedade sobre o autismo, promover a aceitação e apoiar as pessoas com TEA e suas famílias. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB), estamos comprometidos em fornecer informações precisas e apoio às pessoas com autismo e suas famílias.

Juntos, podemos criar um ambiente mais inclusivo e compreensivo para todos, independentemente de suas diferenças. Se você tiver dúvidas ou precisar de mais informações, não hesite em pesquisar mais sobre o tema.

Este conteúdo faz parte do Programa Viva Bem, uma iniciativa do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB) que tem como foco temas relacionados à saúde. A iniciativa existe desde 2017 e atua, principalmente, na promoção da manutenção do bem-estar através da saúde preventiva.

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB)

Rosangela Pagnussat: Neuropsicopedagoga (SBNPp 15) e Psicopedagoga Clínica e Institucional (ABPpSC 604/2017).

Diretor Técnico: Dr. Cássio Murilo de Alarcon Nakano (CRM/SC 17489)


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.