(49) 3631-1800
[email protected]
DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE

Você está em:

Início  Viva Bem

Neila Aparecida Oro - Bioquímica coordenadora e responsável técnica Laboratório de análises clínicas

No dia 25 de novembro comemora-se o dia nacional do doador de sangue. Fazer uma doação de sangue é incrivelmente importante e impactante. Imagine poder salvar vidas simplesmente doando um pouco do seu tempo e sangue. É uma ação que pode fazer toda a diferença para alguém que está passando por um momento crítico de saúde, como um acidente, uma cirurgia complexa, tratamento de câncer ou outras condições médicas que exigem transfusões sanguíneas.

O sangue não pode ser fabricado artificialmente, então dependemos da generosidade das pessoas para doar. Cada doação pode ajudar várias pessoas, já que o sangue é dividido em hemocomponentes, como concentrado de hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitados e ainda os hemoderivados os quais passam por processo industrial, podendo ser usado de diferentes maneiras para atender diversas necessidades médicas.

Muitas vezes, pessoas com doenças crônicas ou condições médicas específicas dependem regularmente de transfusões de sangue para sobreviver. Sua doação pode ser o elo entre a vida e a morte para alguém em situação de emergência.

Além disso, doar sangue é seguro e o processo é simples. Após a doação, o corpo repõe o sangue doado naturalmente em um curto período de tempo.

Portanto, ser um doador de sangue é um ato verdadeiramente nobre e solidário, capaz de fazer uma enorme diferença na vida de muitas pessoas.

No hospital regional Terezinha Gaio Basso temos um comitê transfusional o qual é composto por uma equipe multidisciplinar. O comitê transfusional desempenha um papel crucial no acompanhamento e na gestão das transfusões de hemocomponentes.

O fato de coordenar as informações sobre os pacientes que receberam transfusões é uma das ações sociais realizadas no HRTGB. Isso permite que as assistentes sociais orientem os familiares sobre a importância da doação de sangue, criando uma consciência coletiva sobre a necessidade contínua desse ato solidário.

Além disso, o gerenciamento dos hemocomponentes recebidos do Hemocentro HEMOSC/Chapecó é essencial para manter um estoque seguro e suficiente para atender às demandas diárias dos pacientes. O cuidado com a validade e o acompanhamento das variações na demanda são estratégias fundamentais para garantir que sempre haja recursos disponíveis quando necessário.

O compromisso com os processos pós-doação de sangue, onde estão inclusos a recepção dos hemocomponentes processados e a realização de testes pré-transfusionais demonstram um compromisso inabalável com alto padrão de qualidade, garantindo a segurança dos pacientes que dependem dessas transfusões.

Diante da importância desse ato eu Neila representante do comitê transfusional do HRTGB, gostaria de parabenizar a todos os doadores de sangue e conscientizar aos que ainda não realizaram uma doação de sangue a estar procurando o Hemocentro mais próximo HEMOSC, e estar fazendo sua doação.

Pois salvar vidas está no seu sangue.

Para maiores informações acesse o site: www.hemosc.org.br ou entre em contato pelo fone: (49) 3700-6401.

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste

Neila Aparecida Oro - Bioquímica coordenadora e responsável técnica Laboratório de análises clínicas: CRF/SC 15786

Diretor Técnico - Vinicius Negri Dall’Inha - Cirurgião Oncológico – CRM 15904 / RQE 13771.


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.