(49) 3631-1800
[email protected]
DIA MUNDIAL DO DIABETES

Você está em:

Início  Viva Bem

Flavia Barcelos Martins - Médica Clínico Geral - CRM/SC 10257

Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia (hiperglicemia) que ao longo do tempo essas altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos e em casos mais graves, pode levar à morte.

Existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.O diabetes mellitus pode se apresentar de diversas formas e possui diversos tipos diferentes. Independentemente do tipo de diabetes, com aparecimento de qualquer sintoma é fundamental que o paciente procure com urgência o atendimento médico especializado para dar início ao tratamento e evitar complicações da doença.

Os sintomas mais comuns da doença são fome frequente, sede excessiva, vontade de urinar várias vezes ao dia, perda de peso, formigamento de mãos e pés, cansaço, fraqueza, visão embaçada, feridas que demoram a cicatrizar.

Os tipos mais comuns são:

- Diabetes Mellitus tipo 1: que é uma doença crônica hereditária, responsável por 5 a 10% dos casos de DM, aparecendo geralmente na infância e adolescência devido a falência na produção de insulina por parte do pâncreas, sendo o tratamento realizado com uso de aplicações diárias de insulina.

- Diabetes Mellitus tipo 2: acontece quando o organismo não consegue aproveitar a insulina produzida, estando diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, alimentação inadequada e hipertensão arterial. Representa em torno de 90% dos casos de DM.

- Diabetes Gestacional: ocorre durante a gestação, com níveis de glicose acima do normal e abaixo do que caracteriza o Diabetes Mellitus. Afeta 2 a 4% das gestantes, aumentando os riscos de complicações durante a gravidez e o parto, além de aumentar chances de desenvolvimento de DM no futuro para a mãe e o bebê.

- Pré Diabetes: ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos que o normal porem não o suficiente para caracterizar Diabetes mellitus. È um aviso do organismo e ocorre em pessoas com fatores de risco para desenvolvimento da doença, podendo ser o único momento em que se pode reverter o quadro, evitando a evolução à doença propriamente dita, se for incorporado hábitos saudáveis na alimentação e pratica de atividades físicas.

Fatores de risco para desenvolvimento da doença: diagnóstico de pré-diabetes, pressão alta, colesterol e triglicerídeos alterados, sobrepeso, obesidade, história familiar de diabetes, doenças renais crônicas, histórico de diabetes gestacional, síndrome dos ovários policísticos, distúrbios psiquiátricos como esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar, apneia do sono, uso crônico de corticoides.

Complicações da doença: um controle de glicose inadequado pode afetar os vasos sanguíneos, levando a doenças cardiovasculares, a acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio; doenças da retina-retinopatia diabética que pode levar, a longo prazo, à cegueira; complicações renais que podem culminar a falência dos rins e necessidade de hemodiálise; alterações da vascularização e inervação, levando a neuropatia diabética e em alguns casos à amputação.

A melhor maneira de prevenir a doença é adquirir hábitos saudáveis com alimentações adequadas, atividade física, evitando o uso de cigarro e bebidas alcoólicas e ao diagnosticar a doença é importante que além dos hábitos saudáveis seja realizado o tratamento de forma adequada e contínua, com acompanhamento médico periódico, afim de evitar as complicações da doença.

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste

Flavia Barcelos Martins - Médica Clínico Geral - CRM/SC 10257

Diretor Técnico - Vinicius Negri Dall’Inha - Cirurgião Oncológico – CRM 15904 / RQE 13771


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.