(49) 3631-1800
[email protected]
SAÚDE MENTAL DE JANEIRO A JANEIRO – UM CUIDADO INTEGRAL E PARA O ANO INTEIRO

Você está em:

Início  Viva Bem

Daniela Filipini – Psicóloga Clínica (CRP 12/15522)

No último ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um resumo científico que evidencia, a nível mundial, um aumento dos índices de ansiedade e depressão em 25% apenas no primeiro ano da pandemia da Covid-19. Essa informação deve servir de alerta à sociedade como um todo, demonstrando a importância do cuidado com a saúde da mente.

O conceito de saúde mental consiste em um estado de bem-estar onde o indivíduo utiliza de suas habilidades pessoais, sendo capaz de recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Pode-se dizer que uma pessoa é emocionalmente saudável quando consegue administrar suas emoções, relacionar-se de forma satisfatória, lidar com as adversidades da vida, mantendo um equilíbrio entre suas capacidades, ambições, pensamentos e emoções.

O ser humano é um organismo integrado, ou seja, mente e corpo trabalham juntos. Negligenciar qualquer aspecto da saúde desse organismo é correr o risco de ter a saúde prejudicada.

É cada vez mais comum identificar sintomas físicos – como como insônia, palpitações, alteração da pressão arterial, impotência sexual, desconforto gástrico, dores de cabeça ou musculares, exaustão física, mudança no apetite e peso (aumento ou redução), entre outros – sem causa orgânica aparente. Cada um desses sintomas serve como um alerta: a causa desses desconfortos pode ser de origem emocional!

Por isso, o autocuidado deve ultrapassar os conhecidos hábitos saudáveis – como alimentação equilibrada e prática de atividades física – e atingir também as emoções e pensamentos!

- Invista no autoconhecimento: quando nos conhecemos de verdade, aprendemos a aceitar nossas falhas e a lidar conosco e com os outros de forma mais assertiva. Dedique-se a compreender seus sentimentos, suas reações diante das adversidades, suas ações.

- Seja resiliente: enfrente os problemas do dia-a-dia, mas concentre-se também nas possibilidades e soluções. Use a criatividade e acredite em si mesmo!

- Fale sobre suas emoções: aprenda a identificar e expressar seus sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Quando “colocamos para fora” o que sentimos, a tensão e o mal-estar tendem a diminuir – chorar, por exemplo, pode ter um efeito aliviador.

- Valorize-se: pensar em si mesmo é dar valor a sua história e seus esforços. Busque identificar suas qualidades e conquistas, valorizando a si mesmo e cultivando o amor próprio.

- Descanse: reserve um tempo – mesmo que sejam apenas alguns minutos por dia – para relaxar/descansar.

- Tenha hobbies: atividades que você goste, como passeios ao ar livre, leituras, confecção de artesanato, ouvir música, entre tantas possibilidades.

- Tenha relações de qualidade: mantenha ao seu lado pessoas que te façam bem. A qualidade dos relacionamentos é de suma importância para a vivência de bem-estar. Reserve um tempo na sua semana para momentos de convivência com amigos e familiares.

Apesar de os problemas e dificuldades serem parte da vida de todos e, na maioria das vezes, busca-se lidar com essas adversidades por si só, ou com a ajuda de amigos e familiares, pode chegar um momento em que você precise de ajuda profissional. Quando isso acontece, é importante reconhecer essa dificuldade e procurar atendimento psicológico – o psicólogo tem escuta qualificada e técnicas que facilitam a compreensão das emoções e pensamentos, bem como o desenvolvimento de recursos de enfrentamento diante das adversidades.

As campanhas de prevenção e incentivo ao cuidado com a saúde mental surgem para desmistificar o assunto, que sempre foi considerado um tabu na sociedade. Neste artigo, enfatizamos a campanha “Saúde mental de janeiro a janeiro”, promovida desde 2020 pelo Conselho Federal de Psicologia, que ressalta a importância do cuidado com a saúde integral o ano inteiro.

Para que esse cuidado ocorra efetivamente, é importante não apenas o autocuidado individual, mas que gestores de órgãos públicos, bem como comunidades e empresas implementem ações que promovam a saúde das pessoas ali inseridas.

O Instituto Santé lançará, nas próximas semanas, o Programa Mente Saudável, que abrangerá todas as unidades hospitalares administradas pelo Instituto, com caráter preventivo e educativo acerca da saúde integral dos colaboradores, visando um ambiente de trabalho saudável a todos.

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste

Daniela Filipini – Psicóloga Clínica (CRP 12/15522)

Diretor Técnico - Vinicius Negri Dall’Inha - Cirurgião Oncológico – CRM 15904 / RQE 13771


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.