(49) 3631-1800
[email protected]
NOVEMBRO AZUL: UM CHAMADO ESPECIAL PARA O CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM

Você está em:

Início  Viva Bem

William Casagrande Sanches - médico Oncologista Clínico - CRM/SC 26160 - RQE 16670

Olá meu nome é William Casagrande Sanches, sou médico oncologista clínico e venho aqui alertar e fornecer algumas dicas de saúde para o homem, no novembro azul, mês que mundialmente ficou conhecido como o mês da prevenção e conscientização do câncer de próstata.

É fato que o câncer está se tornando um problema de saúde pública. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que no ano de 2018 houveram 18,1 milhões de novos casos de câncer no mundo.

Em 2022 estima-se o diagnóstico de mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata. Descoberto precocemente o câncer de próstata tem 90% aproximadamente de chances de cura.

A realidade é que, o homem brasileiro, na sua grande maioria, se preocupa minimamente com a próstata e com a saúde de forma geral e na grande maioria das vezes não tem nenhuma iniciativa preventiva. Campanhas como o Novembro Azul são muito importantes, sendo preciso propagar que há outros tipos de neoplasias e doenças que também precisam ser prevenidas e diagnosticadas precocemente.

Sinais e sintomas do câncer de próstata

-Dificuldade de urinar;

-Demora em começar e terminar de urinar;

-Sangue na urina;

-Diminuição do jato de urina;

-Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;

-Disfunção erétil

-Em fases avançadas: dores ósseas e falência renal

Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames para investigar o câncer de próstata. Quais exames são utilizados para investigar o câncer de próstata?

-Toque retal (Exame que permite ao médico palpar a próstata e perceber se há nódulos ou tecidos endurecidos suspeitos)

-Exame de PSA (exame de sangue)

Qual exame confirma o câncer de próstata?

Para confirmar a doença é preciso fazer uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.

Prevenção do câncer de próstata

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer.

Outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Não se expor a produtos químicos como aminas aromáticas(comuns na indústria química , mecânica e transformação de alumínio) e arsênio(usado como conservante de madeira e agrotóxicos)

A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral.

Este é meu recado, mantenha sempre sua saúde em dia e consulte com seu médico de confiança.

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste

William Casagrande Sanches - médico Oncologista Clínico - CRM/SC 26160 - RQE 16670

Diretor Técnico - Vinicius Negri Dall’Inha - Cirurgião Oncológico – CRM 15904 / RQE 13771


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.