(49) 3631-1800
[email protected]
VACINAÇÃO EM DIA É SINÔNIMO DE PREVENÇÃO

Você está em:

Início  Viva Bem

Neila Aparecida Oro - Bioquímica coordenadora e responsável técnica Laboratório de análises clínicas

VACINAÇÃO EM DIA É SINÔNIMO DE PREVENÇÃO

A imunização é o meio de garantir proteção específica contra a maioria das doenças. É um grande avanço da ciência e nós não podemos abrir mão desse progresso.

A vacinação é muito importante em todos os momentos do ciclo de vida de uma pessoa. E é ainda mais relevante nos extremos de idade, durante a gestação e em determinadas profissões (como as da saúde), para evitar doenças e complicações.

No início da vida já adquirimos o que se chama de: ‘imunidade natural passiva’ - que é transferida da mãe para o feto por meio da placenta. Ou pelo colostro - que é o primeiro leite produzido pela mãe quando começa a amamentar.

A chamada ‘Imunidade ativa artificialmente adquirida’ é conseguida ao administrar organismos que são capazes de causar diferentes doenças. Vacinas usadas para imunização ativa consistem em organismos vivos, organismos completos mortos, componentes microbianos ou toxinas secretadas.

Outra forma de adquirir a imunidade é após o contato ou exposição de moléculas desconhecidas no organismo. Moléculas que se destacam de células estranhas, como por exemplo, bactérias e fungos. É a chamada ‘imunidade ativa naturalmente adquirida’.

A vacina é uma preparação que pode conter partículas de agentes infecciosos, o agente morto, atenuado ou inativado (sem capacidade de causar doenças) que quando aplicada desencadeia uma resposta imunológica que gerará uma “imunidade ativa”, fazendo com que o corpo consiga se defender, caso tenha contato com o micro-organismo.

Hoje, as vacinas são quase todas profiláticas (evitam doenças), mas, em alguns casos também podem ser terapêuticas (contra o câncer por exemplo, que ainda estão sendo pesquisadas).

No Brasil o programa nacional de imunização (PNI) desenvolve as atividades mediante o calendário de vacinação, normatizado em nível federal por meio de portarias do Ministério da Saúde. É de responsabilidade do Ministério da Saúde elaborar normas e procedimentos para aquisição, armazenamento e distribuição dos imunobiológicos nos níveis nacional, estadual e municipal, atuando de acordo com o modelo descentralizado de gestão do SUS, em parceria com os estados e municípios. A sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) também orienta quais são as vacinas e os calendários de vacinação para cada faixa etária.

Independentemente se for através do Sistema único de saúde (SUS) ou através da rede privada, o importante é realizar todas as vacinas. Neste momento de pandemia mundial a vacina é a única forma de imunização e é também a esperança de que a vida volte ao normal o mais rápido possível.

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste

Neila Aparecida Oro - Bioquímica coordenadora e responsável técnica Laboratório de análises clínicas: CRF/SC 15786

Diretora técnica - Katia Bugs – médica - CRM 10375 – Nefrologista - RQE 5333

Revisão: Priscila Garrido Bratkowski - Infectologista CRM 16927 | RQE 9386


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.