(49) 3631-1800
[email protected]
Últimas notícias
MARÇO AMARELO: MÊS MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA ENDOMETRIOSE

Você está em:

Início  Notícias & Eventos

Estima-se que a doença afeta 1 a cada 10 mulheres

Endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio (tecido que reveste o útero) que, ao invés de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto causando intensa dor. Essas células podem migrar para outros tecidos como ovários, trompas, intestino, vagina e bexiga, por exemplo, causando os sintomas.

Estima-se que a doença afeta 1 a cada 10 mulheres e ocupa o 16° lugar no ranking das doenças mais dolorosas existentes. Portanto, ter dor pélvica intensa e incapacitante não é normal!

Os principais sintomas são: cólicas menstruais muito fortes, dor durante a relação sexual, alterações como diarreia, constipação, dor ao urinar e infertilidade. Aliás, estima-se que a principal causa de infertilidade feminina esteja relacionada à endometriose.

Não existe cura para a doença, porém o tratamento precoce permite que a mulher tenha uma melhor qualidade de vida. O tratamento varia desde o uso de medicações contínuas que inibem a menstruação até a cirurgia que visa retirar os focos de endometriose. Uma equipe multidisciplinar também é importante já que muitas vezes a doença gera alterações psíquicas, como a depressão por exemplo.

Portanto, se você tem dor, procure um atendimento especializado!

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste
Daniele Sampaio Colvara – Médica Ginecologista/obstetra - CRM/SC 24314 RQE 14945
Diretora técnica - Katia Bugs – médica - CRM 10375 – Nefrologista - RQE 5333


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.