(49) 3631-1800
[email protected]
Últimas notícias
Projeto “Onde há vida, há esperança” é realizado no Hospital Regional de São Miguel do Oeste

Você está em:

Início  Notícias & Eventos

Com a finalidade de trazer mais segurança e conforto aos pacientes e familiares, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso - Instituto Santé idealizou o projeto “Onde há vida, há esperança”, destinado às pessoas internadas pela Covid-19. O projeto visa proporcionar um momento de contato entre familiares e pacientes.

As pessoas hospitalizadas pela Covid-19 passam longos períodos em internação e isolamento, sem contato físico com seus familiares. Uma das formas mais comuns de se comunicar com as pessoas próximas, quando internado, é pelo telefone por meio de ligações ou chamadas de vídeo. Com isso, foi pensado em um projeto que possibilita um momento de conversa, aos pacientes acordados, e de acolhimento, aos pacientes sedados e em uso de ventilação mecânica. O projeto começou no Pronto Socorro e se estendeu à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Ouvimos muitos relatos de familiares que deixavam seus entes queridos no Hospital e depois perdiam o contato por evoluírem ao quadro clínico grave, precisando ser intubado e consequentemente necessitar de leito de terapia intensiva . Isso deixava toda a equipe de profissionais sem chão”, ressalta a idealizadora do projeto e gerente de enfermagem, Márcia Dreher. “As visitas e o acolhimento da família são essenciais para a recuperação do paciente. Mesmo sedados, acabam sentindo a presença de um familiar”, complementa.

Visita, segurança e esperança

As famílias dos pacientes são contatadas para a verificação do interesse da visita e realizar o agendamento. Há uma capacidade de visitas diárias que podem ser realizadas, para manter a segurança de todos os visitantes. A proposta visa trazer segurança, conforto e bem-estar emocional aos pacientes e familiares, oportunizando um momento especial e pessoalmente, entre visitante e paciente.

Antes de entrar na ala Covid-19 em que o paciente está internado, o familiar recebe todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), os mesmos que estão sendo utilizados pelos profissionais de saúde desde o início da pandemia do coronavírus, mantendo a segurança de sua saúde.

Diversas normas e critérios são avaliados no que se refere à saúde do visitante, tal como: a faixa etária; não apresentar comorbidades; não estar acometido pelos sintomas do novo coronavírus; não estar em isolamento devido a contato recente com contaminado, dentre outros estipulados em termo que é assinado pelo familiar/visitante. A visita ocorre em horário marcado para que não altere a rotina de trabalho do Hospital.

As visitas estão sendo realizadas desde o dia 12 de março. “Fazemos o que é possível para que os familiares e os pacientes se sintam melhor diante a situação. É emocionante e muito gratificante proporcionar momentos como esse, com esperança e amor”, ressalta Márcia Dreher, diante a visita.

Galeria de Imagens

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.