(49) 3631-1800
[email protected]
Últimas notícias
VIVA BEM: É exame de rotina? Peça a creatinina!

Você está em:

Início  Notícias & Eventos

Os rins são órgãos vitais não só por serem responsáveis pela formação da urina e excreção de catabólitos formados durante o metabolismo, mas também por possuir função endócrina e reguladora, mantendo a homeostase e o controle da osmolaridade plasmática e urinária. Por essa razão, qualquer comprometimento de sua funcionalidade deve ser identificado o mais rápido possível, a fim de se evitar complicações mais severas.

Atenção aos sinais

Um importante sinal, comunicando que algo está errado nos rins, é o aumento da creatinina. Essa importante substância encontra-se presente na corrente sanguínea, podendo ser dosada quando se pretende fazer uma avaliação da função renal.

A creatinina é um importante produto do metabolismo muscular que existe no sangue e que é produzida pela quebra de uma proteína chamada fosfocreatina.

Quando há algo errado nos rins, seu aumento é visível, já que é filtrada nos rins e excretada na urina e, quando os rins não funcionam de maneira adequada, sua filtração é comprometida, com boa parte não sendo eliminada, elevando sua concentração no sangue. Quanto mais alta estiver, mais grave pode ser a insuficiência renal. Por isso, o exame periódico para a dosagem de creatinina é fundamental.

Doença silenciosa

Disfunções renais costumam ser silenciosas. Algumas pessoas sequer desconfiam que possam estar doentes. O método mais eficiente para se diagnosticar precocemente as alterações do rim é através da dosagem da creatinina.

A avaliação da função renal é de extrema importância na prática clínica, tanto para o diagnóstico quanto para o prognóstico e monitoração das doenças renais.

O diagnóstico precoce de doenças renais, associadas ao adequado manejo terapêutico, reduz a progressão para estádios mais avançados da perda de função renal assim como diminuem as complicações cardiovasculares frequentemente associadas a esta patologia.

--
Médica Katia Bugs, diretora técnica do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste – Instituto Santé - CRM 10375 – Nefrologista - RQE 5333


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.