(49) 3631-1800
[email protected]
Últimas notícias
Obesidade – Hábitos alimentares e atividade física

Você está em:

Início  Notícias & Eventos

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos, psicológicos, comportamentais e ambientais.

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado, habitualmente, é o do Índice de Massa Corporal (IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. No Brasil, os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública. O excesso de peso acomete 40% da população brasileira.

A obesidade está associada a diversas doenças, como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, dislipidemias, renais e diversos tipos de câncer. As doenças crônicas não transmissíveis pioram a condição de vida e podem matar. A falta de prática de exercícios físicos, bem como a alta ingestão de calorias, sempre teve um grande peso quando se fala sobre o que leva à obesidade.

Evidências demonstram que a inatividade física aumenta consideravelmente o risco de muitas condições adversas à saúde e reduz a expectativa de vida, tornando-se um dos dez principais fatores de risco para mortalidade global e representa elevados custos com cuidados de saúde no mundo.

Além disso, estudos apontam que a prática de atividade física regular fornece diversos benefícios para a saúdee é um dos principais fatores comportamentais de proteção para doenças crônicas não transmissíveis. Mesmo com essas evidências, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 23% dos adultos com 18 anos ou mais são insuficientemente ativos.

A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância daatividade físicae da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar refletem no aumento de pessoas obesas em todas as faixas etárias.

--
Rafaela Picon, Nutricionista Clínica no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso - CRN/10 2931

Ana Paula F. Kojoroski, Fisioterapeuta no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso - CREFITO 155132-F

Médica Katia Bugs, diretora técnica - CRM 10375

Galeria de Imagens

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.