(49) 3631-1800
[email protected]
Últimas notícias
Disfagia: entenda a dificuldade de engolir alimentos

Você está em:

Início  Notícias & Eventos

No mês de setembro, no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso – Instituto Santé, o setor de Fonoaudiologia atendeu 28 pacientes idosos que necessitaram de avaliação, orientação, trocas de consistência alimentares ou em uso de sondas de alimentação devido à Disfagia.

Tosse, engasgos frequentes, sensação de alimento parado na garganta ou dificuldade para engolir certos tipos de alimentos são algumas das dificuldades encontradas na disfagia. Normalmente na ingestão de líquidos, onde o paciente rapidamente, após um gole, tosse ou se afoga, podendo ocorrer também com alimentos sólidos e principalmente em pequenos grãos e farelos.

É uma doença causada por algum distúrbio neurológico como AVC, traumatismo craniano, doenças neurodegenerativas, câncer de cabeça e pescoço, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e também pode decorrer do envelhecimento natural.

As tosses constantes durante a alimentação e os engasgos podem resultar na entrada do alimento em vias aéreas (pulmão) e causar as pneumonias por broncoaspiração levando a internação ou até ao uso de sondas para alimentação.

Idosos

É notório o crescimento do número de pacientes idosos que internam e em algum momento fazem uso de sonda para alimentação. As dificuldades alimentares, a falta do apetite e quadros de demências associados levam o paciente a fazer uso desta sonda por tempo prolongado e até definitivo.

A falta de próteses dentárias pode ser um grande vilão e ocasionar as dificuldades para deglutir os alimentos. O alimento mal mastigado pode apresentar difícil passagem e ocasionar os engasgos. Desta forma, apenas a adequação da consistência alimentar pode auxiliar no caso.

É possível observar que nesta população, as dificuldades alimentares vêm aparecendo no dia a dia, principalmente no que se refere aos líquidos. Os sintomas incomodam e fazem com o que o paciente perca a vontade de se alimentar, perdendo gradativamente seu peso.

Profissional especializado

Algumas readequações podem contribuir para evitar os engasgos e inibir os sintomas: como uma nova consistência alimentar ingerida pelo paciente, a orientação para postura durante a alimentação, mastigar bem os alimentos e se alimentar devagar. Mas o acompanhamento de um fonoaudiólogo, profissional especializado para avaliação, é fundamental.

Tosses, engasgos, pigarros, sensação de alimento parado na garganta, desconforto respiratório durante e após a alimentação não são sintomas normais, devem ser levados a sério. Lembre-se, procure um fonoaudiólogo ou peça ajuda a um profissional de saúde mais próximo de você.

Ariana Silva
Fonoaudióloga CRFª 10308 /SC
Hospital Regional Terezinha Gaio Basso


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.