28.09.2018 – Um dia após a data oficial de Incentivo à Doação de Órgãos, comemorado nesta quinta-feira, 27, oHospital Regional Terezinha Gaio Basso - Instituto Santē realizou mais uma captação de órgãos. Nesta sexta-feira, 28, o paciente masculino, 54 anos, de Dionísio Cerqueira, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, doou órgãos que irão salvar outras vidas. Esta é a segunda captação realizada no Hospital em 2018.
A equipe da SC Transplantes se descolou de Florianópolis até São Miguel do Oeste para o procedimento que é coordenado pela Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) do Hospital. A enfermeira coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Andreia Fiorini, explica que a conversa com a família é iniciada após a realização de exames clínicos e de imagens que confirmam a morte encefálica. “É feito todo o acompanhamento para que nenhum familiar fique com dúvidas”, afirma Andreia.
Os médicos da SC Transplantes, Luiz Henrique Rezende Pacheco e Carlos Augusto Chede Rotolo realizaram a cirurgia para captação dos órgãos com o apoio da equipe do Hospital Regional.
Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos
O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira, 27, dados atualizados sobre doações de órgãos no Brasil. Santa Catarina aumentou em 10,9% o número de doadores no primeiro semestre de 2018, em comparação ao mesmo período de 2017. No país, o acréscimo foi de 6,7%.
Segundo a SC Transplantes, em agosto, a lista de espera no Estado era de 474 pessoas. Neste ano, até o mês passado, foram recebidas 375 notificações, sendo que 180 se confirmaram (51%). Em 2004 a média de recusa familiar era de 48%, chegando a 54% em alguns anos seguintes. Em 2017, o índice reduziu para 33%.
Quem pode doar
A doação de órgãos ou tecidos pode advir de doadores vivos ou falecidos. Doador vivo é qualquer pessoa saudável que concorde com a doação, desde que não prejudique sua própria saúde. Pode doar um dos rins, parte do fígado ou do pulmão, e medula óssea. Pela lei, parentes até o quarto grau e cônjuges podem ser doadores; fora desse critério, somente com autorização judicial. Já o doador falecido é a pessoa em morte encefálica (vítima de dano cerebral irreversível causado, por exemplo, por traumatismo craniano ou acidente vascular encefálico), cuja família pode autorizar a doação de órgãos e/ou tecidos.
Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]