03/08/2018 - Começa nesta segunda-feira, 06, a Semana do Aleitamento Materno no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB) de São Miguel do Oeste – Instituto Santé. São quatro dias de atividades que reforçam a importância da amamentação para as mães e bebês. A programação, que inclui capacitações e o primeiro Mamaço, segue até a quinta-feira, 09.
A semana inicia com uma capacitação sobre as práticas de aleitamento materno e a iniciativa “Hospital Amigo da Criança”. Serão reunidos profissionais da saúde dos municípios da região. O encontro está marcado para acontecer na segunda-feira, 06, às 14h no anfiteatro do Hospital Regional.
“A amamentação é muito eficaz para a manutenção da saúde do bebê. É preciso esclarecer a prática para que ela seja cultivada e fortalecida entre as mães”, afirma a gerente de enfermagem do Hospital, Ana Cristina Mucke.
Na terça-feira, 07, às 7h30, estará em pauta o cumprimento dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. Os colaboradores serão capacitados com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento e orientações para as mães e seus bebês que são atendidos no Hospital.
Na quarta-feira, 08, a partir das 13h30, o primeiro Mamaço HRTGB vai reunir gestantes e mulheres que amamentam de toda a região. As participantes terão consultoria em amamentação, poderão tirar dúvidas com os profissionais e trocar experiências entre as mães. O evento acontece no hall de entrada do Hospital.
Na quinta-feira, 09, a programação encerra com a continuidade da capacitação interna sobre os 10 passos no aleitamento materno. O curso inicia às 16h.
As atividades são alusivas à Semana Mundial do Aleitamento Materno. É uma promoção da comissão Amiga da Criança do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
Hospital Amigo da Criança
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Hospital Regional busca a habilitação.
“São vários critérios que precisam ser seguidos e o Hospital Regional está alcançando todos”, destaca a gerente Ana. Para ser amigo da criança, a unidade deve ter o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL) e principalmente cumprir com os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno.
Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]