Atualmente possuímos datas ou meses de conscientização ou que promovam campanhas relacionadas aos mais diversos temos de saúde, e não poderia faltar um mês dedicado a um assunto tão importante e tão presente atualmente: os acidentes e doenças que acontecem em decorrência do trabalho. E este mês é o mês dedicado a esse assunto, chamando de abril verde.
Iniciado em 2014, o movimento tem o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar a sociedade para a prevenção das doenças que podem ocorrer no ambiente de trabalho.
No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Mas a final, precisamos realmente de um mês para isso? Alguns números dirão que sim, e precisamos muito:
·Somente nos primeiros três meses de 2018, 585 pessoas morreram por causas relacionadas à atividade laboral no Brasil.
·Santa Catarina registrou em 2017, 46 mil acidentes laborais (1 acidente estimado a cada 20 min) e 154 mortes (1 morte em acidente estimada a cada 3 dias)
·O Estado Catarinense é o segundo no ranking em relação há dias de trabalho perdidos pelos mesmos motivos: 30,7 milhões.
·Entre as 100 cidades brasileiras com mais afastamentos acidentários, 10 são Catarinenses.
·A cada 5 horas, uma pessoa fica inválida em SC, vítima de acidente de trabalho.
·Em SC, 25.249 CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) foram registradas no período de 2017.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, apoia o abril verde, pois apoiar esta iniciativa é acreditar que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes para todos.
André Zanella Back
Supervisor de Segurança do Trabalho do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]