(49) 3631-1800
[email protected]
Últimas notícias
Programa de Saúde Preventiva: Viva Bem

Você está em:

Início  Notícias & Eventos

O Programa Viva Bem foi lançado pelo Instituto SANTÉ em 2017.Tem a finalidadede contribuir para com a diminuição dos atendimentos hospitalares, colaborar para fortalecer e intensificar ações com atenção básica, favorecer a referência e a contra referência de atendimentos do SUS e também realizar o acompanhamento de práticas mais seguras e efetivas, criar estratégias para o fortalecimento de estruturas regulatórias e melhorar a qualidade de vida das pessoas, promovendo ações sociais, visando a educação, o conhecimento e conscientização da população (público-alvo) em relação à saúde, hábitos de vida e prevenção de doenças evitando desfechos graves, tendo como principal ferramenta a educação.

O programa de saúde preventiva abrange os 30 municípios que compõem a região do Extremo Oeste Catarinense, sendo de aproximadamente, 179.680 habitantes, com ênfase no município de São Miguel do Oeste, no qual se iniciou implantação por meio do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Desta forma, serão estabelecidas as condutas de atuação das equipes de saúde, onde o público-alvo do PSP será compreendido pela população em geral, sendo eles alunos de escolas municipais e estaduais, grupo de idosos, grupo de hipertensos e diabéticos, grupo de risco para o desenvolvimento da depressão em (adolescentes; puérperas e idosos).

Com base neste propósito, as atividades são desenvolvidas por profissionais qualificados das áreas de medicina, administração, enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia, fonodiologia, assistente social, segurança do trabalho, imprensa, dentre outras. O caráter multiprofissional permite cuidar da saúde integralmente, adotando os melhores procedimentos a fim de garantir a mudança de hábitos disfuncionais relacionados à alimentação, ao sedentarismo, ao estresse dentre outros que afetam a vida das pessoas, causando adoecimento e sofrimento e, cujas consequências, podem ser suprimidas e/ou minimizadas através de ações preventivas.

Também cabe ao programa Viva Bem alertar as pessoas quanto à importância da realização dos exames preventivos com a periodicidade correta.

Desta forma, esse programa será dirigido aos profissionais de saúde, sobretudo aos profissionais das equipes destinadas a cada projeto, através de ações comunitárias e individuais, a equipe multiprofissional do HRTGB está engajada em torno da causa, e as áreas de atuação sendo elas a integração com a rede básica, pesquisa acadêmica, eventos e palestras, campanhas direcionadas e a mídia educativa.

As atividades são feitas através dos programas de acompanhamento da saúde, como seguem:

·SAÚDE RENAL

·DEPRESSÃO E DOENÇAS DE FUNDO EMOCIONAL

·ATENÇÃO À DISFAGIA

·DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL

·DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

·DOAÇÃO DE SANGUE

·DOENÇAS CARDIOLÓGICAS

·DOENÇAS ONCOLÓGICAS

·EDUCAÇÃO ATIVA NO COMBATE AO TABAGISMO E ALCOOLISMO

·EDUCAÇÃO POSTURAL

·GESTAÇÃO SEGURA

·IST E HEPATITES VIRAIS

·REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

·DOENÇAS ORIGINADAS DA ATIVIDADE LABORAL

·PREVENÇÃO DE QUEDAS DO IDOSO

·SUCESSO NA AMAMENTAÇÃO

·USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS

·RESPONSABILIDADE NO TRÂNSITO

O conceito de atenção à saúde ganha força e a ideia de qualidade de vida torna-se necessária para as pessoas. Um Instituição de saúde precisa atuar mais do que em momentos críticos e promover mais qualidade de vida antes mesmo que qualquer problema apareça. Foi pensando nisso que surgiu o Viva Bem, que permite uma manutenção do bem-estar através da saúde preventiva.

Agda Andres

Enfermeira de saúde preventiva e coordenadora do Programa Viva Bem

COREN/SC: 2465 01


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.