A premiação foi realizada durante o evento promovido pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), em Florianópolis, na noite do dia 31 de outubro. O diretor do Instituto Santé, que administra o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, Jeferson Gomes, participou da solenidade, além do diretor-executivo do Instituto Santé, Braz Vieira, o deputado estadual, José Milton Scheffer, o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Hilário Dalmann, e a engenheira ambiental do hospital, Karine Posser.
O Hospital recebeu o primeiro lugar entre as 70 Instituições inscritas na 19ª edição do prêmio, no quesito Gestão Ambiental. A iniciativa reconhece um conjunto de práticas e cuidados com o meio ambiente, além do que determina a legislação, como as ações e os projetos promovidos pelo HRTGB, durante todo o ano. Esse é o primeiro ano que a Unidade participa do concurso.
Para o diretor do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, Jeferson Gomes, o prêmio reconhece o empenho da instituição no desenvolvimento de ações ambientais em prol da sociedade. “Na nossa ótica, esse prêmio é um divisor de águas quando falamos em conscientização ambiental. São iniciativas que já são promovidas há bastante tempo e que vão muito além daquilo que a gente tem a obrigação de fazer. Nós entendemos que essas práticas fazem parte do nosso papel como instituição social. A promoção, a prática e a socialização dessas atividades de responsabilidade ambiental e social casam perfeitamente com as nossas atividades preponderantes, que são educação, prevenção e reabilitação à saúde”, destaca.
O hospital desenvolve projetos que visam a conscientização de colaboradores, pacientes, acompanhantes e à população sobre a importância da preservação do meio ambiente. Entre inúmeras ações implantadas e desenvolvidas na unidade hospitalar, estão: a redução de recursos, através do consumo consciente de energia e a captação de água pluvial, que já garantiu uma redução de 50.000 KWh, e no armazenamento de água da chuva para a higienização de pisos e equipamentos de limpeza da área externa; a gestão de resíduos, que já resultou em mais de 3.600 lâmpadas coletadas, ou seja, uma economia de R$ 1.800,00, e na coleta de óleo de cozinha; a criação de uma sala sustentável de leitura e de campanhas de conscientização e reutilização de materiais. O hospital também conta com uma horta orgânica, numa área ao ar livre acessível para pacientes, acompanhantes e colaboradores.
O diretor-executivo do Instituto Santé, que administra o hospital, Braz Vieira, ressalta a importância da conquista para o setor. “Esse prêmio é de extrema importância, uma vez que, nós estamos demonstrando que é possível fazer, dentro de um ambiente hospitalar público, uma gestão ambiental e de pessoas, através de um serviço especializado voltado para a população, ” enaltece.
O presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates, destacou em seu discurso o valor das iniciativas elaboradas pelas instituições, para a preservação do espaço ocupado por todos. “Parabenizo aos gestores que, de alguma maneira, saíram da mesmice para desenvolver seus trabalhos de preservação. O melhor agradecimento que podemos dar vem do português “obrigado” e obrigado significa nos obrigar. A Fatma, hoje, se sente obrigada com todos os homenageados, e eu tenho certeza que todos os homenageados se sentem obrigados pela causa ambiental”, finaliza.
Outras 13 Instituições públicas e privadas também foram premiadas e sete empresas receberam o Certificado Fatma de Gestão Ambiental, por terem projetos de destaque. Ao final do evento, um jantar foi oferecido aos presentes.
Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]