O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, realizou na manhã de hoje, dia 09, a oitava captação de órgãos. A ação, que é realizada como um procedimento cirúrgico normal e por cirurgiões com treinamentos específicos, durou cerca de duas horas e captou dois rins. O doador foi um paciente de 66 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital (UTI) com diagnóstico de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE).
A cirurgia contou com a participação de dois médicos da SC Transplantes, membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) enfermeiros e técnicos da UTI e Centro Cirúrgico do Hospital Regional. Os órgãos doados seguiram de avião para Florianópolis.
Conforme a enfermeira e coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) Léia da Rosa, para ser doador não é necessário deixar algo por escrito. “Parabenizamos a família do doador pelo lindo gestor de solidariedade, pois entendemos que este é um momento de dor, porém em contrapartida poderá salvar outras vidas”, salienta.
CIHDOTT
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, dispõe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). A comissão é regulamentada pela Portaria nº 1.752/Gm de 23 de setembro de 2005, que determina a constituição em todos os hospitais públicos, privados e filantrópicos com mais de 80 leitos.
A comissão trata-se de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, entre outros, que tem como funções detectar possíveis doadores deórgãos e tecidos no hospital eviabilizar diagnóstico de morte encefálica, conforme resolução do Conselho Federal de Medicina nº. 1480/97.
Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]