O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, está desenvolvendo nesta terça-feira, 27, evento alusivo ao Dia Nacional da Doação de Órgãos. A atividade acontece durante todo o dia no calçadão da cidade, com entrega de material informativo e adesivo para carros. A ação também conta com diversos profissionais da saúde à disposição para responder dúvidas sobre o assunto.
Segundo a enfermeira e coordenadora da Comissão Intra Hospitalar de Doação de órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Regional, Léia da Rosa, hoje, no Brasil, para ser doador de órgãos não é necessário deixar algo por escrito, basta comunicar a família do desejo de doar. “Daí a importância de momentos assim, de conscientização e principalmente de orientação para que as famílias falarem sobre o assunto em casa, pois a doação só acontece após a autorização familiar”, salienta.
Ainda, conforme a coordenadora da CIHDOTT, existe uma grande lista de espera para transplante de órgãos, são crianças, jovens e adultos. “Doar é um gesto de amor, respeito, solidariedade ao próximo, é saber se colocar no lugar do outro, é respeitar o desejo manifestado em vida pelo doador”, diz.
Léia lembra, ainda, que a partir do momento em que há o diagnóstico de morte encefálica comprovada através de exames, entre eles eletroencefalograma, Doppler transcraniano, arteriografia, constata-se que não há mais possibilidade de vida. “Após a aprovação da família, iniciam os processos para posterior captação. Esse processo respeita um protocolo rigoroso e principalmente, respeita o momento de dor da família”, ressalta. A retirada dos órgãos é realizada como um procedimento cirúrgico normal e por cirurgiões com treinamentos específicos. Em cinco anos, o Hospital Regional de São Miguel do Oeste já realizou sete captações de órgãos para transplante.
Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]