(49) 3631-1800
[email protected]
Últimas notícias
Exercícios físicos podem reduzir sintomas de doença respiratória

Você está em:

Início  Notícias & Eventos

Pesquisa afirma que 90% dos pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica também sofrem de asma

Com informações do Globoesporte.com

Pesquisadores canadenses e brasileiros, apresentaram em Toronto (Canadá), durante a Fapesp Week, uma pesquisa que mostra que exercícios físicos podem ser um agente redutor dos sintomas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que não tem cura. Especificamente no Brasil, 90% daqueles que têm de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica também sofrem de asma.

A DPOC a é uma doença crônica dos pulmões que diminui a capacidade de respiração, em doenças como bronquite crônica, asma brônquica, bronquiectasias e enfisema pulmonar.

Segundo o estudo, a compressão dos brônquios provocada pela asma aumenta durante e logo em seguida a prática de exercícios. Isto faz muitos doentes a diminuir ou mesmo eliminar atividades físicas. Por isso a ocorrência de obesidade ou sobrepeso entre asmáticos é comum, o que piora o quadro. Por isso, quanto mais aptos à atividade física estiverem, menos frequentes e menores serão os sintomas, de acordo com a pesquisa.

A pesquisa aponta também que quanto mais grave for a compressão, maior é a recuperação do doente que se trata com exercícios físicos. As pessoas que apresentavam sintomas em um dia sim e dois não antes de passar por fisioterapia, passaram a apresentá-los em um dia sim e sete não após as atividades de recuperação física.

Apesar de se saber que exercícios como caminhada e bicicleta, juntos com fortalecimento muscular são muito eficientes, ainda é preciso pesquisar mais para saber exatamente quais exercício podem ser mais eficientes.

Acesse também: http://saudecatarinense.com.br/


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.