(49) 3631-1800
[email protected]
Últimas notícias
6 formas de prevenir o Alzheimer e a perda de memória

Você está em:

Início  Notícias & Eventos

Conheça quais atitudes simples que podem ser adotadas no dia a dia têm poder de prevenir a perda cognitiva

O Alzheimer é a forma mais comum de demência causada pela deterioração e atrofia lenta e progressiva do cérebro. A doença não tem cura e, em estágios avançados, os problemas de memória podem vir acompanhados de dificuldade de locomoção, comunicação e deglutição e incontinência. Uma forma de prevenir o Alzheimer e adotar alguns rotinas que melhoram a cognição. Saiba quais são:

1 - Dar sentido à sua vida: Um estudo mostrou que pessoas que têm um propósito na vida apresentaram um risco de Alzheimer 2,5 vezes menor do que aqueles com uma visão triste e insatisfeita. Pesquisadores também descobriram que é importante sempre fazer algo novo, já que a resposta do cérebro a qualquer novidade pode colaborar para evitar o Alzheimer. Pode ser aprender um idioma, fazer aulas de música, artes e até mesmo montar um quebra cabeça.

2 - Ter uma boa noite de sono: Estudos mostram que dormir mal com frequência pode provocar um tipo de dano cerebral semelhante ao da doença. Também se descobriu que o sono ajuda a manipular os níveis da beta-amiloide. Por isso, dormir bem pode manter os níveis dessa toxina mais baixos, o que ajuda a prevenir os sintomas de Alzheimer.

3 - Aumentar sua reserva cognitiva: Estudos mostram que, mesmo um cérebro acometido pelo Alzheimer, pode continuar funcionando se tiver muitos conhecimentos acumulados ao longo dos anos. Além disso, pessoas com maior grau de instrução são menos propensas a apresentar sintomas da doença.

4 - Seguir a dieta mediterrânea: Alimentos como verduras, azeite, peixe e vinho podem manter o Alzheimer bem longe. Sabe-se que o ômega 3, presente em peixes ricos em gordura, como o salmão, ajuda a prevenir a doença.

5 – Controle o colesterol alto e diabetes: Os cientistas ainda não desvendaram como altos níveis de colesterol contribuem para o surgimento do Alzheimer, mas eles sabem que isso de fato acontece. Estudos já mostraram que ter um colesterol total alto pode contribuir para o desenvolvimento da demência três ou quatro décadas mais tarde. Para quem sofre de diabetes tipo 2, o risco pode ser até três vezes maior de ter Alzheimer. Além disso, quanto mais cedo a pessoa desenvolve a condição, maior a probabilidade de desencolver de comprometimento cognitvo.

Fonte: Saúde Catarinense - http://saudecatarinense.com.br/


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.