A equipe composta por médicos e enfermeiros do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste e da SC Transplantes, de Florianópolis, realizou na manhã desta quarta-feira (21), a sexta captação de órgãos na Unidade Hospitalar. O procedimento que durou cerca de quatro horas, proporcionou a possibilidade de três vidas serem salvas. Os órgãos captados foram o fígado e rins. O doador, um homem de 26 anos, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital com diagnóstico de Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) e teve a morte encefálica confirmada através do exame de arteriografia.
A retirada dos órgãos, que é realizada como um procedimento cirúrgico normal e por cirurgiões com treinamentos específicos, contou com a participação de dois médicos da SC Transplantes, membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) enfermeiros e técnicos da UTI e Centro Cirúrgico do Hospital. Os órgãos doados seguiram de avião para a cidade de Blumenau e para a capital Florianópolis.
Conforme o Coordenador da CIHDOTT, Ezequiel Paixão, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito. “Informe sua família sobre sua intenção de ser um doador de órgãos. Doar é mais do que um ato de amor, é um desafio, é coragem, é extrair de dentro de si uma das atitudes mais importante da vida, é louvável a capacidade individual e coletiva de uma família dizer sim para doação de órgãos em um momento tão doloroso”, destaca.
Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]