Nesta quinta-feira, 25, acontece em todo o país uma mobilização das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, com a paralisação por 24 horas dos atendimentos ambulatoriais e hospitalares eletivos, além de manifestação em frente às entidades, representando um protesto de alerta aos gestores em relação ao subfinanciamento do setor e o crescente endividamento das instituições.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, classificado como uma Organização Social de Saúde (OSS), apenas apoiou a manifestação. Durante o dia, os funcionários vestiram roupas pretas e o atendimento funcionou normalmente.
Segundo o diretor adjunto do Hospital Regional, Marcio Sottana, a Instituição apoia a causa para chamar a atenção sobre as dificuldades enfrentadas pelas Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do país. “As dívidas aumentam a cada ano, motivo este, a defasagem no reajuste da tabela SUS, aproximadamente 10 anos que a tabela não tem reajustes”, destaca.
Para o diretor, é importante que os Hospitais chamem a atenção do governo, principalmente o federal. “Hoje, as Santas Casas e os Hospitais Filantrópicos representam mais de 50% dos atendimentos públicos no país. Este não é o caso do Hospital Regional de São Miguel do Oeste, pois somos uma OSS, mas precisamos unir forças para que a saúde do país obtenha os resultados esperados por todos nós”, ressalta Sottana.
Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]