(49) 3631-1800
[email protected]
Últimas notícias
Em coletiva de imprensa Hospital Regional anuncia mudança no atendimento para casos sem gravidade

Você está em:

Início  Notícias & Eventos

Em coletiva de imprensa, na última semana, o Hospital Regional, a Gerência Regional da Saúde de São Miguel do Oeste, juntamente com a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h, anunciaram mudanças no fluxo de atendimento das Unidades.

Na oportunidade o secretário da saúde de São Miguel do Oeste, Airton Macarini, a representante da Regional da Saúde, Clarice Wiebbelling e o diretor do Hospital Regional, Valmor Busnello, também apresentaram números referentes aos atendimentos feitos à pacientes de São Miguel do Oeste.

Conforme o diretor do Hospital, Valmor Busnello, o Pronto Socorro do Hospital Regional tem como objetivo principal atender prioritariamente situações de urgência e emergência dos30 municípios do Extremo Oeste que corresponde aproximadamente a 230 mil habitantes. Dos 14.524 atendimentos realizados no Pronto Socorro durante o primeiro semestre de 2014, 9.198 (63,33%) são pacientes de São Miguel do Oeste.

A maior preocupação é que do total de 9.198 pacientes do município atendidos no Pronto Socorro do Hospital Regional, 5.321 (57,85%), poderiam ser recebidos em postos de saúde e na Unidade de Pronto Atendimento 24h. “Os números comprovam que a alta demanda de atendimentos no Hospital Regional pode ser resolvida com a simples conscientização da população sobre a real função de cada unidade hospitalar”, destaca Busnello.

UPA 24h e ESF

Na Unidade de Pronto Atendimento 24h os atendimentos no primeiro semestre de 2014 também demonstram uma grande procura dos serviços. Foram realizados 15.956 atendimentos no período, sendo que pelo menos 12.959 são assistenciais NÃO urgentes e que, muitas vezes, podem ser atendidos por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Lembra-se que, no período em que os Postos de Saúde estão abertos, os serviços assistenciais (consultas não urgentes) deverão ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde.

Da mesma forma, nos Postos de Saúde de São Miguel do Oeste, foram realizados 15.693 atendimentos no período. Todos os serviços da Atenção Básica são voltados à assistência não emergente e urgente.

Mudanças no atendimento

Conforme Busnello, diante dos dados apresentados, conclui-se que a população de São Miguel do Oeste utiliza os serviços para casos Não urgentes muito acima da expectativa. “Somando os números de cada unidade, chegamos ao total de quase 40 mil atendimentos no semestre só da população de São Miguel do Oeste, sendo que o município tem, aproximadamente, 38 mil habitantes”, revela. Ainda segundo o diretor, o caso mais grave é a má utilização dos serviços e leitos do Hospital Regional, o que impede que a assistência de média e alta complexidade seja realizada de forma adequada.

Pensando na agilidade e qualidade dos atendimentos das unidades mencionadas, os serviços serão priorizados de acordo com a classificação de risco (abaixo):

Atendimentos de acordo com a prioridade:

Exemplos/sintomas

Situação

Local de Atendimento

AVC, infarto, amputação traumática; fratura exposta; perda de consciência sem recuperação;

Emergência/ Atendimento Imediato

Hospital Regional

Cólica Renal, dor abdominal aguda dor súbita no peito, hemorragias;

Muito Urgente

Hospital e/ou UPA 24h

Luxações, torções, fraturas, desidratação, complicações de diabetes;

Urgente

Hospital e/ou UPA 24h

Pacientes que tenham encaminhamento médico do estabelecimento de saúde (ESF ou UPA 24h), escrito ou através de contato telefônico.

Pouco Urgente

Hospital Regional

Dor de garganta, diarreia e vômito, dor de cabeça sem alterações de sinais vitais. (Quando os Postos de Saúde estão fechados)

Pouco Urgente

UPA 24h

Gripe há dias, dor lombar há dias, dor abdominal há dias, unha encravada, dor em ouvido, dor em membro sem traumas.

(Sintomas há + de 07 dias)

UPA 24h: Quando os Postos de Saúde estão fechados

Não Urgente

UPA 24h e Postos de Saúde

A partir de hoje, dia 22, os atendimentos serão efetuados seguindo a tabela de prioridades acima. Após a avaliação médica, se necessário, o paciente será orientado a procurar a unidade que fará o atendimento.

Galeria de Imagens

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.