(49) 3631-1800
[email protected]
Últimas notícias
Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HRTGB divulga alerta sobre casos de dengue na região

Você está em:

Início  Notícias & Eventos

NHE do HRTGB vem realizando diversas atividades de conscientização sobre o tema

27/02/2024

Após o decreto de situação de emergência em dengue no Estado de Santa Catarina ser publicado, no último dia 22, o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB) divulgou um alerta à comunidade sobre os riscos da doença. A instituição administrada pelo Instituto Santé vem realizando, nas últimas semanas, diversas atividades de conscientização com os pacientes em relação ao tema.

Sobre a dengue

A dengue é uma arbovirose, doença viral transmitida por inseto, e sua contaminação acontece por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. O problema de saúde pode ser suspeitado quando o paciente apresentar: febre de início súbito, dor de cabeça, cansaço, dor atrás dos olhos, diarreia e manchas vermelhas pelo corpo.

Sinais de gravidade

•Dor abdominal intensa e contínua;

•Vômitos persistentes;

•Pressão baixa;

•Sangramento de mucosas

Importante

Na suspeita de dengue, procure uma unidade de saúde para atendimento. O diagnóstico preciso é feito através de coleta de sangue e não existe tratamento específico. É importante beber muito líquido e ficar em repouso enquanto tiver febre. Além disso, recomenda-se evitar a utilização de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, como exemplo do AAS infantil, Aspirina, Doril, Sonrisal, Engov, Melhoral e anti-inflamatórios.

Prevenção

A prevenção se dá através da eliminação dos criadouros dos mosquitos que ficam alojados nos vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso, caixas d’água e locais de armazenamento de água. Descartar o lixo de forma adequada e manter os ralos vedados e desentupidos também são boas práticas de prevenção da dengue.

Assessoria de Imprensa HRTGB


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.