(49) 3631-1800
[email protected]
Últimas notícias
Programa "Onco + Vida" realiza ações para pacientes no Hospital Regional

Você está em:

Início  Notícias & Eventos

09/02/2024

O Programa “Onco + Vida” vem sendo desenvolvido no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB) desde 2018. A iniciativa existe para encorajar pacientes e familiares no enfrentamento da doença. O programa tem ações mensais que atuam para, também, auxiliar nos trâmites burocráticos do tratamento oncológico e sanar dúvidas existentes.

Entenda o programa

O programa tem encontros mensais realizadas na sala de espera/recepção da Oncologia, nos quais são oferecidos coffee breaks para os participantes. Através de conversas participativas, as abordagens visam proporcionar um cuidado integralizado e personalizado aos pacientes.

Para a realização das atividades do Programa, o Hospital conta com uma equipe multidisciplinar composta pelas áreas de nutrição clínica, fisioterapia, farmácia clínica, serviço social, psicologia e equipe médica. Estas abordagens mensais favorecem a melhoria da qualidade da assistência prestada e contribui para melhores desfechos do tratamento oncológico.

Conforme a gestora do setor, Jéssica Cristina Segsttater, o trabalho da equipe multidisciplinar é de extrema importância devido a combinação de conhecimentos e esforços destas diversas áreas com a equipe médica e de enfermagem, isso permite a abordagem em todos os aspectos de saúde do paciente.

Ações realizadas

Os profissionais trabalham com ações direcionadas à: reabilitação, promovendo a recuperação física; planos alimentares, garantindo a adequada nutrição durante o tratamento; uso seguro e eficaz dos medicamentos, contribuindo para a otimização dos resultados terapêuticos; prevenção e reabilitação de distúrbios da comunicação e deglutição; suporte e acolhimento de pacientes e familiares; bem como na identificação de recursos e suporte necessário durante o tratamento.

Ainda, são abordados temas relacionados ao suporte emocional e acolhimento, ajudando a enfrentar desafios psicológicos associados à doença e fragilidades que surgem no decorrer do acompanhamento oncológico.

Profissionais responsáveis pelas ações:

Jéssica Cristina Segsttater - Enfermeira e Gerente de Enfermagem - Coren/SC: 547.951

Tayná Christina Zappani – Fisioterapeuta e Coordenadora da Equipe Multidisciplinar - Crefito: 298628


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.