(49) 3631-1800
[email protected]
Últimas notícias
MAIO AMARELO - NO TRÂNSITO ESCOLHA A VIDA

Você está em:

Início  Notícias & Eventos

A maioria dos acidentes com motocicleta atendidos no setor de ortopedia do HRTGB envolvem o sexo masculino. São adultos com idade entre 20 e 49 anos, uma faixa etária considerada economicamente ativa no mercado de trabalho. E o maior número de fraturas que o setor de ortopedia atende, são provocadas por acidentes com motocicleta. O objetivo do Hospital é conscientizar motoristas sobre os principais riscos envolvendo motocicletas no trânsito e sobre como diminuir o número de acidentes. Buscando engajar esse público na tomada de atitudes e práticas que possam preservar vidas no trânsito e torná-los multiplicadores dessas informações.

O tipo de ocorrência de trânsito mais atendida pela equipe do setor de ortopedia do Hospital Regional envolve motocicletas, sendo que nem sempre é possível evidenciar quais os principais fatores que levam a esse tipo de acidente.

A utilização da motocicleta como um meio de transporte, está associada a sua agilidade em deslocar nas vias públicas e também ao crescimento da mobilidade urbana e rural e ao baixo investimento no transporte público. Precisamos conscientizar os motociclistas para que possamos evitar imprudências e impulsividade no trânsito, consequentemente, evitar fraturas.

Dicas em busca de uma vida segura, para os motociclistas que são as vítimas mais comuns no trânsito:

Proteja seu corpo

Para se proteger de acidentes e do clima (faça chuva ou faça sol), use capacete, bota, jaqueta e luva, além da proteção para os olhos, pois na cidade as partículas de poeira incomodam bastante e podem machucar.

Cheque a moto

Faça sempre a manutenção preventiva para garantir que a moto esteja em boas condições de rodar. Preste atenção especial aos pneus, que devem estar sempre calibrados (e jamais “carecas”), e aos freios.

Capriche na cautela

No trânsito, pilote sempre defensivamente e com cautela. Preste atenção no movimento para não ser surpreendido por movimentos inesperados de veículos e de pedestres. E use sempre faróis baixos, de dia e de noite.

Mantenha distância

Para evitar acidentes com outros veículos, mantenha uma distância segura deles e evite corredores ou pilotar em zigue-zague. Não se coloque nos pontos cegos de carros e ônibus: procure deixar a moto sempre visível na via.

Atenção a faixas na chuva

As faixas de pedestre ficam mais escorregadias na chuva (e a água pode também espalhar óleo que vaza de carros e caminhões). Ao fazer curvas em esquinas quando o piso está molhado, reduza a velocidade e incline menos a moto, para não escorregar.

Cuidado no cruzamento

Sempre reduza a velocidade em cruzamentos e faça ultrapassagens somente em locais onde ela é permitida.

Excesso de velocidade

É fundamental respeitar os limites, ainda mais estando sobre um veículo de duas rodas, que deixa o condutor mais vulnerável e, em caso de acidente, projeta o corpo do piloto contra outro veículo ou o asfalto. Quando mais velocidade, maior é o impacto. NO TRÂNSITO ESCOLHA A VIDA!

A ações do setor de ortopedia do HRTGB, relacionadas ao maio amarelo de conscientização para um trânsito mais seguro, visa diminuir as estatísticas de trânsito, que acometem milhares de pessoas todos os anos no mundo.

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste

Janete Severgnini Faust – Enfermeira / COREN 477.781

Diretor Técnico - Vinicius Negri Dall’Inha - Cirurgião Oncológico – CRM 15904 / RQE 13771


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.