(49) 3631-1800
[email protected]
Últimas notícias
DICAS PARA MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO DIA A DIA

Você está em:

Início  Notícias & Eventos

Uma alimentação saudável é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do nosso organismo.

A alimentação saudável é simples e descomplicada. Devemos priorizar o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados. Sempre que possível opte por alimentos da época (que são mais baratos e mais saborosos). Evitar o consumo de alimentos ultra processados, gorduras, sal e açúcar também é fundamental para melhorar a alimentação.

A chave para ter uma alimentação saudável é o equilíbrio, mas essa prática pode ser um grande desafio para algumas pessoas. É indispensável entender a proporção ideal dos alimentos, diversificando os nutrientes em cada refeição, construindo refeições nutricionalmente completas. Mas afinal, como deve ser uma refeição equilibrada?

No almoço e janta 50% do prato deve ser composto por saladas (verduras e legumes), estes podem ser crus, cozidos, refogados ou assados. Varie as opções, quanto mais colorido o prato, melhor!

25% do prato deve ser composto por carboidratos (massas, arroz, milho, batata, batata-doce, mandioca, polenta, entre outros). Dê preferência à versão integral do arroz e do macarrão. Alimentos integrais são fonte de fibras, além de promover maior saciedade, auxiliam no bom funcionamento do intestino.

25% do prato deve ser dividido entre proteína animal e vegetal. Opte por proteínas animais magras, sem gorduras aparentes, preparadas com pouca ou sem nenhuma gordura: assadas, grelhadas ou ensopadas. Peixes também são uma ótima opção. Ovos cozidos ou mexidos também fazem parte desse grupo. As proteínas vegetais são encontradas nas leguminosas (feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha e soja), que também são fontes de fibras.

O café da manhã pode ser variado com preparações à base de cereais (bolos caseiros, pão integral, cuscuz), ovos (cozidos ou mexidos), queijos magros e tubérculos (tapioca, batata-doce). Frutas podem ser alternadas com sucos naturais, de preferência sem adição de açúcar. Em substituição ao leite, o iogurte natural pode ser uma opção. Se preferir, adoce-o com frutas ou mel e incremente-o com granola ou aveia.

Nos intervalos entre café da manhã, almoço e jantar, iogurte natural, frutas frescas e secas, castanhas ou nozes, bolos caseiros (milho, fubá, banana) são ótimas opções.

Carregue na bolsa os alimentos que irá consumir ao longo do dia quando estiver fora de casa e evite comprar ultra processados (bolachas, biscoitos, guloseimas, salgadinhos de pacote).

O consumo de no mínimo 2 litros de água também é indispensável para o bom funcionamento do organismo.

A alimentação saudável está relacionada com diversos benefícios para nosso organismo, como a melhora na imunidade, no humor, na qualidade do sono, aumento da disposição, regulação do nosso intestino e manutenção do peso.

Cuide da sua saúde!

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste

Danieli Cristina Kochan – Nutricionista - CRN 10 4108
D
iretor Técnico - Vinicius Negri Dall’Inha - Cirurgião Oncológico – CRM 15904 / RQE 13771

Galeria de Imagens

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.