(49) 3631-1800
[email protected]
Últimas notícias
DIA MUNDIAL DA PNEUMONIA: O QUE PRECISAMOS SABER!

Você está em:

Início  Notícias & Eventos

Nesta semana, dia 12 de novembro, é celebrado o dia Mundial da Pneumonia, e nesta data queremos lembrar da importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença. A pneumonia é uma infecção de vias aéreas inferiores. Pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. De acordo com o Ministério da Saúde, foram registradas 25.917 internações e 3.596 óbitos por pneumonia no Brasil em agosto de 2021. Cerca de 60% das infecções é causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo).

Muitos destes agentes são comuns em nossa faringe (garganta), e por situações de baixa imunidade, por exemplo, em um resfriado ou situações de má higiene dentária ou aspiração, essas bactérias podem migrar até o trato respiratório inferior e causar uma infecção. As pneumonias virais também podem ser transmitidas pelo contato direto com o portador do vírus por gotículas respiratórias, como em um resfriado.

Os sintomas mais comuns são tosse, expectoração, febre e dor no peito, mas devemos lembrar que idosos podem não apresentar febre. Nos casos mais severos pode haver falta de ar. É importante ficar atento aos sintomas e procurar atendimento médico.

A radiografia de tórax, aliada à história clínica e ao exame físico, auxiliam na confirmação da suspeita e avaliação da extensão das lesões causadas pela pneumonia.

O tratamento da pneumonia adquirida na comunidade é realizado com antibióticos, medicação sintomática e tratamento de doença de base (se houver), e conforme avaliação médica poderá ser tratada em casa ou indicada a internação hospitalar. Se não tratados, os quadros de pneumonia podem ter complicações, como insuficiência respiratória, septicemia, sequelas pulmonares, como bronquiectasias, e até a morte. Os idosos com mais de 70 anos e pessoas com comorbidades, como doenças crônicas respiratórias, cardiopatias, diabetes e doenças que causam imunossupressão também correm mais riscos.

Para prevenir a pneumonia, é necessário manter o sistema imunológico saudável, com boa alimentação, exercício físico regular e bons hábitos de higiene bucal. Além disso, é importante tratar as doenças concomitantes, vacinar-se anualmente contra a gripe e imunizar-se também contra o pneumococo, quando houver indicação médica. A vacina anti-pneumocócica 13 valente e, seis meses depois, a anti-pneumocócica 23 valente, repetidas a cada cinco anos, são eficazes contra a Streptococcus pneumoniae.

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste

Mariana Hammes - Pneumologista - CRM 23774 - RQE 17381 / RQE 21539

Diretor Técnico - Vinicius Negri Dall’Inha - Cirurgião Oncológico – CRM 15904 / RQE 13771


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.