(49) 3631-1800
[email protected]
Últimas notícias
DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA HEPATITES VIRAIS

Você está em:

Início  Notícias & Eventos

O Julho Amarelo é o mês de prevenção e conscientização sobre as hepatites virais. A adoção da cor amarela está ligada a um dos sintomas característicos da doença (pele e os olhos amarelados). Além disso, julho foi escolhido porque no dia 28 celebra-se o Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais.

Segundo dados da OMS, uma a cada doze pessoas (mais de 520 milhões de pessoas) possuem infecção crônica por pelos tipos B ou C da doença, a principal causa de casos de câncer de fígado.

Existem cinco tipos de hepatite viral, denominadas tipos A, B, C, D e E.

A hepatite A é transmitida através da ingestão de água e alimentos contaminados ou contato direto com a pessoa infectada. Ela geralmente cursa de forma auto limitada porém levar a morte na fase aguda caso evolua para insuficiência hepática.

O vírus da hepatite B é transmitido pelo contato com o sangue ou fluidos corporais de uma pessoa infectada, sendo até 100 vezes mais infeccioso que o vírus HIV. Pode tornar-se uma doença crônica para 10% das pessoas contaminadas. Nesses casos há tratamento (disponível no SUS) mas não há cura.

O tipo C é transmitido através do contato com o sangue ou relação sexual desprotegida. Diferentemente da A e B, não há vacina preventiva para a hepatite C mas o tratamento atualmente disponível tem altas taxas de cura.

Para a hepatite A e B existem vacinas que previnem a contaminação pelo vírus. Elas estão disponíveis na rede pública. No caso da hepatite B são necessárias três doses da vacina, com intervalos de aplicação pré-determinados.

As hepatites virais crônicas B e C são assintomáticas e necessitam da realização de um teste de sangue para identificar a presença da infecção. O diagnóstico precoce evita as complicações comuns ao avanço da doença (cirrose e câncer de fígado) e previne a transmissão do vírus.

No HRTGB são acompanhados mais de 1000 pacientes portadores de hepatites virais crônicas B e C em um ambulatório específico para a patologia que conta com hepatologista e infectologista.

Se você nunca realizou exames para hepatites B e C, procure uma unidade de saúde e solicite o teste rápido. Aproveite para verificar se sua carteira de vacinação está em dia!

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste

Priscila Rodrigues Garrido Bratkowski, médica Infectologista - CRM - SC 16927|RQE 9386

Diretor Técnico - Vinicius Negri Dall’Inha - Cirurgião Oncológico – CRM 15904 / RQE 13771


Hospital Regional Terezinha Gaio Basso
Rua São Cristovão, 335 - São Gotardo
São Miguel do Oeste - SC | 89.900-000
Tel: (49) 3631-1800
Email: [email protected]

Google Maps Acesso colaboradores

Este site também pode ser acessado via iPad/Tablet. Mais mobilidade para você.